domingo, 11 de julho de 2010

MaTeMáTiCa & MúSiCa


  • Título: Dicionário de Matemática
  • Assunto: Compreensão da nomenclatura da Matemática
  • Tempo necessário: 2 aulas
  • Recursos didáticos:

- Dicionário da Língua Portuguesa

- Música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Marino Pinto

  • Introdução

Muito da incompreensão da Matemática deve-se à falta de conhecimento do significado dos termos usados pela disciplina. A atividade proposta a seguir visa estimular o aluno a buscar o significado de termos matemáticos no recurso mais imediato de que dispomos: o dicionário.

  • Objetivos

Aprimorar o vocabulário matemático e criar o hábito de pesquisa no dicionário, o que vai colaborar com a formação intelectual do aluno, não somente no campo da Matemática, como em todas as outras disciplinas.

  • Letra da Música: Aula de Matemática (Marino Pinto e Tom Jobim)

Pra que dividir, sem raciocinar?

Na vida é sempre bom multiplicar

E por A mais B eu quero demonstrar

que eu gosto imensamente de você,

Por fração infinitesimal,

você criou um caso de cálculo integral.

E para resolver este problema,

eu tenho um teorema banal:

Quando dois meios se encontram

desaparece a fração

e se achamos a unidade,

está resolvida a questão.

Para finalizar vamos recordar

que menos com menos dá mais amor.

Se vão as paralelas ao infinito se encontrar,

Por que demoram tanto dois corações a se integrar?

Se desesperadamente, incomensuravelmente,

eu estou perdidamente apaixonado por você.


  • Caça palavras com termos retirados da música

P A C S D A E H E X A G O N O D B A S E D F T R I

R J K L I N F I N I T E S I M A L T X A I P O L E D

O A S G K U K P E R I M E T R O D G R E I A L G E B

B I K O I N C O G N I T A I O T P I L P A I W R E X

L C V C A T E T O V J U N I D A D E N U I O R T P S

E F I N C O M E N S U R A V E L M E N T E T U W Y

M A N I D R O A N G U L O S H G S E M I R E T A P

A T R I A N G U L O H J I O U I X N S E N O T I D

S A C O I N F I N I T O E M A F A T I A G T O A R

T E O R E M A U I F H Y I U O J Q A F G A T S R T

Q J U G I L D A P E R P E N D I C U L A R O I A I K

E R O I D S X I P A R A L E L A S F R A Ç A O U S I



  • Referências Bibliográficas:

Revista Nova Escola

http://www.youtube.com



  • RELATO DA ATIVIDADE:

No dia 26 de maio de 2010, início da aula ensino fundamental (7º ano), solicitei aos meus alunos a presença do dicionário no próximo encontro. Naquele momento houve uma agitação na sala de aula e alguns alunos tentavam entender a minha proposta. Não expliquei nada sobre a atividade e segui minha aula normalmente.

Chegado o grande dia a curiosidade invadia a sala. Eu, sem demora, sugeri aos meus alunos uma aula diferente: uma “Aula de Matemática com Música”. Ouvi gritos: como assim? Outros falavam: legal! Outros: deixa a professora explicar. Olhos atentos e curiosos seguiam as minhas palavras e gestos. Confesso que a princípio, quando recebi a atividade por e-mail, amei a ideia, mas dúvidas surgiam juntamente com a nova proposta: como assim? Será possível? De que maneira? O que será preciso? Meus alunos iriam gostar?

Deixei as dúvidas de lado e passei a pensar nos pequenos ajustes que a atividade precisava. Minha inquietação era enorme para colocar em prática tal atividade. A ideia central é muito boa e diferente, pois estimula o aluno a buscar o significado de termos matemáticos através do dicionário. Feitos os ajustes...mão na massa!!!

Solicitei que se reunissem em grupos de no máximo 4 pessoas. Coloquei a música “Aula de Matemática”, de Tom Jobim e Marino Pinto, para tocar tendo os alunos uma cópia da letra. Usei uma gravação em vídeo com o Emílio Santiago (http://www.youtube.com/watch?v=BM2t9Lc6d2s). Deixei a música tocando durante toda a atividade. Ao término da leitura/visualização, pedi a eles que grifassem os termos matemáticos conhecidos e desconhecidos e deixei que procurassem as palavras no caça-palavras. Quando terminaram, solicitei que o representante de cada grupo escrevesse no quadro branco as palavras encontradas. Verifiquei se todos encontraram as mesmas palavras e perguntei aos alunos se estavam acostumados a consultar o dicionário. Finalmente, pedi que procurassem no dicionário o significado de todas as palavras que encontraram.

Após as anotações, os grupos debateram os significados das palavras. As respostas, mesmo sendo copiadas do dicionário, apareceram de maneira aleatória, ou seja, sem nenhuma preocupação por parte dos alunos. Sendo assim, percebi a necessidade da atividade ser realizada com um dicionário de matemática. É evidente que o professor deve interferir de maneira clara e objetiva na explicação das incoerências.

Primeiramente percebi, no término da atividade, que os alunos estavam encantados com a letra da música. Alguns ressaltavam frases: “É...a matemática realmente está presente em tudo!”. Fiquei muito feliz por conseguir colocar em prática tal atividade. Sei que ainda precisa de melhorias. O primeiro passo foi dado. Acredito que a busca por palavras, termos desconhecidos aprimora o vocabulário matemático e cria o hábito de pesquisa no dicionário, o que vai colaborar com a formação intelectual do aluno, não somente no campo da Matemática, como em todas as outras disciplinas.






4 comentários:

  1. Esta atividade é ótima!
    Quando eu a apliquei, os alunos estranharam a relação entre matemática, música e português (por causa do uso do dicionário), mas no decorrer da mesma, eles começam a se empolgar.
    É muito bom tecer redes de interatividade da matemática com diversas áreas que fazem parte do cotidiano dos alunos, para eles perceberem que a matemática tem utilização real.
    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre me impressiono com a sensibilidade de Jane.
    Eu ainda não apliquei esta atividade, mas adorei. Como professor Antonio falou, deviamos ter dicionários matemáticos em toda escola, pois as vezes, os conceitos matemáticos apresentados no dicionário contém erros de definição. Eu recomendo a leitura do texto Você é um número de Clarice Lispector. talvez vc possa acrescentar na atividade.
    Adorei Jane. Continue compartilhando suas atividades conosco e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Amei a criatividade da tarefa. Irei utilizar com os jovens do curso no qual leciono. Em relação ao dicionário matemático, acho que será uma boa pedida não só nas ecolas como nos cursos em geral que utiliza matemática como disciplina.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo sensível...srsrrsr.

    Vc que é maravilhoso! Apliquei também com o poema matemático de Millôr Fernandes (Quociente e a Incógnita) para a garotada do 9ºano. A ideia é a mesma. Meus meninos amaram a atividade. O debate dos significados dos termos desconhecidos é o que enrriquece a atividade!

    Beijocas

    ResponderExcluir